Pragas urbanas: como podem afetar o bem-estar da sua família e o que fazer para evitar

Entrar na cozinha para pegar um copo de água à noite e dar de cara com uma barata não é nada agradável. O mal estar e o asco podem ser piores ao se deparar com ratos, escorpiões e aranhas dentro de casa. Além das sensações de nojo e fobia, esses animais nada bem-vindos podem causar outros males à saúde de quem vive ali, principalmente, das crianças e animais de estimação.

Baratas, ratos, escorpiões, aranhas, formigas, moscas, mosquitos são algumas das pragas consideradas urbanas, que encontram nas cidades o ambiente ideal para se proliferaram, com oferta de comida, água e abrigo. Para saber quais são as pragas e como prevenir infestações em casas e apartamentos, preparamos este artigo. Siga a leitura!

Pragas urbanas: como evitar aranhas
Pragas urbanas: como evitar baratas

Aranhas: gostam de esconderijos

Hábitos

As aranhas são animais carnívoros de vida livre, geralmente, vivem solitárias e são predadoras. Alimentam-se principalmente de insetos. Existem cerca de 30.000 espécies conhecidas, e dentre elas, de 20 a 30 têm veneno considerado tóxico para o homem.

Seus predadores naturais são os pássaros, lagartixas, sapos, rãs, outras aranhas, etc. As aranhas de maior importância médica são a Loxosceles, conhecida como aranha marrom, e a Phoneutria, conhecida como aranha armadeira. 

As aranhas marrons não são agressivas, vivem sob cascas de árvores e folhas secas de palmeiras. Nas residências, abrigam-se em pilhas de tijolos, telhas e entulhos  ou ficam alojadas atrás de móveis, quadros, rodapés soltos, cantos de parede e outros locais que não são limpos com frequência. As armadeiras, no entanto, são agressivas e levam o nome, justamente, pelo bote que armam quando se sentem ameaçadas. Ela vive em bananeiras, terrenos baldios, zonas rurais e próximas às residências.

Outras espécies de aranhas são as de grama, que vivem em jardins, gramados, pastos e campos e fogem quando molestadas, e as aranhas caranguejeiras, que vivem sob troncos caídos e pedras, em cupinzeiros, junto de raízes de grandes árvores e em pastos.

A aranha marrom, a armadeira e a caranguejeira têm hábitos noturnos; já as aranhas de grama são ativas durante o dia e a noite. As aranhas peçonhentas para o homem, em geral, não vivem em teias, e quando as fazem, são irregulares e não tem forma geométrica.

Questões de saúde 

As aranhas peçonhentas injetam veneno por meio de um par de glândulas que se encontra em suas peças bucais. A gravidade do envenenamento vai variar de acordo com o local da picada, a sensibilidade de cada pessoa, entre outros fatores, e a indicação é procurar por assistência médica.

Os acidentes com a aranha marrom, geralmente, ocorrem no verão em ambiente domiciliar, em situações que a aranha se esconde em uma vestimenta ou toalha e acaba sendo prensada contra a pele da vítima.

Já os acidentes com aranhas armadeiras ocorrem, em geral, durante a manipulação de frutas ou ao calçar sapatos, em locais onde estas aranhas costumam se abrigar. No caso das aranhas de grama, elas picam ao serem pisadas ou quando impossibilitadas de fugir.

Mais curiosidades em Infopragas Inset Clean: aranhas

 

Pragas urbanas: como evitar baratas
Pragas urbanas: como evitar baratas

Baratas: bactérias do esgoto

Hábitos

Em áreas urbanas, as espécies de baratas mais comuns são duas: a barata de esgoto (Periplaneta americana) e a francezinha ou alemãzinha (Blatella germanica). São ativas principalmente à noite quando deixam seus abrigos à procura de alimentos.

Possuem hábitos alimentares bastante variados e preferem alimentos ricos em amido, açúcar ou gordurosos. Comem também papéis, ou ainda excrementos, como sangue, insetos mortos, resíduos de lixo ou esgoto. Resistentes, podem passar muitos dias sem comer ou beber nada. Elas preferem locais quentes e úmidos. 

É possível perceber que um local está infestado por baratas por meio de sinais como fezes, esqueletos ou cascas de ninfas, quando se transformam em adultos. Em caso de grandes infestações, é possível observar as baratas durante o dia e há odor característico e desagradável. 

Mais curiosidades em Infopragas Inset Clean: baratas

 

Questões de saúde

Carregadas de microrganismos vindos do esgoto, as baratas domésticas são responsáveis pela transmissão de várias doenças, principalmente gastroenterites. Os agentes patógenos que ficam no corpo, patas e fezes das baratas, são deixados nos locais por onde elas passam, assim, são consideradas vetores mecânicos. Além disso, fragmentos de seu corpo, como patas, asas e antenas, podem ser gatilhos para reações alérgicas e crises de asma em pessoas com maior sensibilidade.

  

Pragas urbanas: como evitar escorpiões
Pragas urbanas: como evitar escorpiões

Escorpiões: os mais temidos  

Hábitos

Há cerca de 1.500 espécies de escorpiões conhecidas, dentre estas, duas são as mais comuns em nossas cidades: o Tityus bahiensis, conhecido como escorpião marrom ou preto, e o Tityus serrulatus, conhecido como escorpião amarelo.

Os escorpiões são animais terrestres, de atividade noturna, que se escondem durante o dia em locais sombreados e úmidos, como embaixo de troncos de árvores, pedras, cupinzeiros, tijolos, cascas de árvores velhas, construções, frestas de muros, dormentes de estradas de ferro, lajes de túmulos, entre outros). Não são animais agressivos.

Existem poucas espécies que se adaptaram à vida junto às residências humanas e, ocasionalmente, dirigem-se ao interior das casas à procura de abrigo e podem ser encontrados dentro de sapatos e gavetas.

Todos os escorpiões são carnívoros, capturam e matam animais dos quais se alimentam. Entre suas presas estão: baratas, grilos, aranhas de porte médio, etc. Seus predadores naturais são corujas, gaviões, sapos, algumas espécies de aranha, lagartos, entre outros.

  

Mais curiosidades em Infopragas Inset Clean: escorpiões

 

Questões de saúde

Algumas espécies de escorpiões podem inocular veneno pelo ferrão, considerados assim animais peçonhentos. A gravidade do envenenamento, assim como no caso das aranhas, vai variar conforme o local da picada e a sensibilidade da pessoa. A indicação é sempre procurar por atendimento médico, para que as decisões sobre o tratamento sejam tomadas.

Os acidentes, geralmente, acontecem quando se manuseia material de construção ou entulho, em residências, e são mais comuns no período das chuvas, quando o calor aumenta, e os escorpiões ficam mais ativos.

 

Pragas urbanas: como evitar ratos
Pragas urbanas: como evitar ratos

Roedores: hábeis e transmissores de doenças

Hábitos

Dentes incisivos com crescimento contínuo são características principais dos roedores. São animais de hábitos noturnos, quando saem à procura de alimento. Hábeis, são capazes de nadar, subir em locais altos, saltar, equilibrar-se em fios e mergulhar.

Procuram no lixo doméstico o alimento e por meio do olfato e paladar apurados  têm condições de separar os alimentos de sua preferência e identificar os que estão estragados. Roedores são considerados onívoros, ou seja, alimentam-se de tudo o que serve de alimento ao homem.

  

Mais curiosidades em Infopragas Inset Clean: roedores (ratos)

 

Questões de saúde

Os ratos são responsáveis pela transmissão de várias doenças graves como a leptospirose, a peste bubônica, o tifo murino e a hantavirose. Por isso, o controle dessa praga urbana é tão importante.

 

Como identificar a presença?

  • fezes: a presença é um dos melhores indicadores de infestação.
  • trilhas: têm a aparência de um caminho bem batido com 5 a 8 cm de largura, sendo encontradas nas proximidades de muros, junto às paredes, atrás de materiais empilhados, sob tábuas e em áreas de gramados;
  • roeduras: os ratos roem principalmente materiais como madeira, cabos de fiação elétrica e embalagens de alimentos;
  • tocas: são encontradas junto aos solos, muros, entre plantas, e normalmente indica infestação por ratazanas.

  

Pragas urbanas: como evitar formigas
Pragas urbanas: como evitar formigas

Formigas: chegam em carreata

Hábitos

Insetos sociais, as formigas vivem em colônias ou ninhos, nos quais cada uma trabalha para todos os membros e não somente para si mesma. Os ninhos das formigas, de uma maneira geral, consistem de um sistema de passagens ou cavidades que se comunicam umas com as outras e com o exterior.

Algumas espécies constroem seus ninhos no solo e plantas, outras, no interior de edificações  – sob azulejos, batentes de portas, pisos, vãos e frestas -, ou ainda ocupam cavidades na madeira ou troncos de árvores.

As colônias variam em tamanho e podem ser formadas desde algumas dezenas até por muitos milhares de indivíduos.

No Brasil, estão descritas cerca de 2 mil espécies de formigas descritas, destas, apenas 20 a 30 são consideradas pragas urbanas, pois invadem alimentos armazenados, plantas e outros materiais domésticos. A maioria das formigas alimenta-se de sucos vegetais, seiva das plantas, néctar de flores, substâncias açucaradas, líquidos excretados por certos insetos, algumas são carnívoras e se alimentam de animais mortos ou vivos. 

Mais curiosidades em Infopragas Inset Clean: formigas

Questões de saúde

Para se defenderem, algumas formigas podem usar um aparelho inoculador de veneno, a famosa picada, que pode provocar reações alérgicas. A gravidade vai depender da sensibilidade do indivíduo, local e número de ferroadas.

Pragas urbanas: como evitar moscas
Pragas urbanas: como evitar moscas

Moscas: incômodo e sujeira

Hábitos

Existem muitas espécies de moscas, porém as mais encontradas nas áreas urbanas são a Musca domestica, conhecida como mosca doméstica, e a Chrysomya sp, mais conhecida como mosca varejeira. Elas alimentam-se de fezes, escarros, pus, produtos animais e vegetais em decomposição, açúcar, entre outros.

A mosca lança uma substância sobre o alimento para transformá-lo em líquido e assim poder ingeri-lo, pois não consegue colocar nada sólido para dentro do organismo. É ativa durante o dia e repousa à noite. 

Preferencialmente, pousam sob superfícies estreitas e longas (fios elétricos, galhos de árvores, rachaduras de paredes, etc.). Os locais por elas visitados apresentam manchas escuras, produzidas pelo depósito de suas fezes, e manchas claras, provocadas pelo lançamento de saliva sobre o alimento. 

Mais curiosidades em Infopragas Inset Clean: moscas


Questões de saúde
 

As moscas domésticas são importantes vetores mecânicos, isto é, podem veicular microrganismos em suas patas e pousarem nos alimentos, deixando neles agentes causadores de várias doenças, como distúrbios gastrointestinais.

 

Pragas urbanas: como evitar cupins
Pragas urbanas: como evitar cupins

Cupim: pequenos destruidores

Hábitos

Os cupins são também conhecidos por formigas brancas, siriris ou aleluias. Atualmente, existem cerca de 2900 espécies de cupins identificadas. Na América do Sul, são mais de 500 espécies, colocando-a como a segunda no mundo em número de espécies. Os cupins se alimentam de madeira viva (árvores), madeira morta (em diferentes estágios de decomposição), gramíneas, raízes, sementes, fezes de herbívoros, etc.

Mais curiosidades em Infopragas Inset Clean: cupins

Como prevenir as pragas urbanas de forma geral?

  • mantenha a higiene do local;
  • não deixe resíduos de alimento expostos;
  • deixe o lixo sempre em recipientes adequados, com sacos plásticos e fechados;
  • nunca jogar o lixo a céu aberto ou em terrenos baldios;
  • inspecione periodicamente e cuidadosamente caixas de papelão, caixotes, espaços entre móveis, atrás de armários, gavetas e frestas;
  • vede frestas ou vãos que possam servir de porta de entrada às pragas;
  • coloque telas, grelhas, ralos do tipo “abre e fecha”, sacos de areia ou outras barreiras físicas que impeçam a entrada desses animais através de ralos e encanamentos ou outros orifícios;
  • evite o acúmulo de entulho ou materiais inservíveis que possam servir de abrigo às pragas;
  • mantenha terrenos baldios limpos e murados;
  • mantenha limpas as instalações de animais domésticos e não deixe a alimentação exposta, principalmente à noite;
  • vistorie e limpe garagens e sótãos;
  • lavagem frequente de áreas ou recipientes com qualquer tipo de resíduo orgânico (fezes de animais e restos alimentares).

 

Outras pragas urbanas 

Há ainda outras pragas consideradas urbanas e que merecem atenção e cuidado. São elas: os mosquitos, carrapatos, vespas, pulgas, brocas, ácaros, traças e lacraias. Para saber mais sobre cada uma delas, acesse nosso Infopragas no site.

Consciência Coletiva

Para que a prevenção às pragas urbanas seja, de fato, eficaz, é primordial que haja um engajamento e uma participação coletiva. As ações estabelecidas dentro de casa devem extrapolar os muros e chegar às ruas, calçadas, praças, terrenos e todos os espaços públicos. Somente por meio da educação e da conscientização da comunidade é que é possível resolver a questão de maneira mais profunda. Outra questão é a preservação ambiental e aos animais, para que não haja desequilíbrio no ecossistema.

É preciso cuidar do mundo do lado de dentro e do lado de fora.

  

O conteúdo apresentado aqui foi importante para você? Agora, compartilhe com outras pessoas. A Inset Clean atua no controle e na prevenção de pragas urbanas. Visite nosso site e conheça os serviços oferecidos para proteger sua casa, apartamento ou empresa.

COMPARTILHE!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email