Donos de pet: saiba porque é importante cuidar do controle de pragas no ambiente onde seu amigo reside

Em abril deste ano abraçamos a causa da prevenção contra a crueldade animal, até porque ultimamente estamos vendo cada vez mais casos de maus tratos a esses amigos que nos trazem tantas alegrias. Mas você sabia que ter um ambiente sem controle de pragas pode ser considerado crueldade também? Aqui vamos explicar o porquê e a importância de ter um ambiente controlado e seguro para a saúde animal de seu pet.

O que são pragas?

Pragas são quando há a invasão súbita de  grande números de insetos, animais ou outros organismos de uma mesma espécie que provoca diversos tipos de prejuízos. 

Por terem como características biológicas a alta resistência e adaptabilidade aos mais diversos ambientes, seu principal habitat é o urbano. Onde encontram umidade e alimentação, o lar perfeito para elas. 

Exemplos de pragas:

Exemplos de pragas

Para conhecer mais sobre as pragas, é só clicar aqui.

O que elas podem trazer de mal para os pets?

Por serem vetores de doenças e a maioria delas serem rasteiras, as pragas convivem muito de perto com seus animais de estimação, fazendo com que o contato e contágio seja mais fácil entre eles. Separamos algumas das pragas, para que você conheça e saiba identificar, e o mal que elas podem trazer:

Escorpião: 

O escorpião-amarelo é o que mais causa danos, já que são intradomiciliares. Por serem insetos pequenos e que se escondem embaixo de pedras, por exemplo, são extremamente silenciosos. E sabemos que animais, principalmente quando filhotes, gostam de “meter o focinho” em tudo, para conhecerem o novo lar, não é o mesmo?

O grande problema é que quando o pet é picado, é difícil saber, já que a comunicação dos animais com a gente não é pela fala. Por isso, se seu pet apresentar um comportamento estranho, leve-o já a um veterinário, pois a picada pode sim acarretar na morte do seu querido companheiro. 

Ratos:

A relação gato e rato é conforme vemos nos desenhos: o gato adora caçar o rato, que pode estar com leptospirose. Apesar de ser mais comum em cães, a doença também acomete os felinos.

Os sintomas mais comuns nos pets que se infectaram são vômitos, desidratação, falta de apetite, febre e mudanças na cor das mucosas. E se houver qualquer suspeita que seu pet está com leptospirose, já sabe: procure ajuda profissional imediatamente. Os animais acometidos pela leptospirose precisam de internação urgente, já que esta é uma doença que pode levar o animal a óbito, além de também oferecer riscos aos seres humanos.

Carrapato: 

Outra praga muito comum em assombrar gatos e cachorros são os carrapatos, que podem transmitir a conhecida doença do carrapato que tem como sintomas fraqueza, falta de apetite e desânimo, podendo levá-lo à morte caso não seja feito o tratamento adequado.

Pulga:

As pulgas são as pragas mais frequentes em nossos pets, e além da perturbação e incômodo que causam pela coceira excessiva diante das picadas. Elas podem afetar a saúde do seu amigo, levando à doenças como: dermatite alérgica, verminoses, anemia e estresse.

Mosquito:

Sim, os mosquitos também acometem a saúde dos seus pets, principalmente o Aedes Aegypti que transmite dengue, zika e chikungunya, doenças que também são nocivas para nossos amigos de quatro patas.

Qualquer incidência dessas pragas em sua residência pode ser considerada maus tratos e negligência com animais, levando à multas ou até mesmo prisão, por entender-se que o ambiente que você propicia para o seu pet não é adequado para a saúde e bem-estar animal. 

Como posso ter um ambiente seguro para os animais domésticos?

Para ter um ambiente seguro para seu pet, é importante sempre controlar e acompanhar o surgimento de pragas urbanas que podem vir a acometer a sua saúde e dos seus amigos e quando encontrar qualquer indício de que o ambiente está infestado por pragas, procure já uma empresa que faça o controle de pragas urbanas.

Na Inset Clean, além de prezarmos pela qualidade do nosso serviço, a sua saúde e de quem vive com você está em primeiro lugar para nós. 

Com mais de 18 anos de experiência, nossa metodologia não se resume a apenas aplicar produtos químicos, nosso trabalho é preventivo calcado em ações físicas, mecânicas e biológicas.

Além de incluirmos em nossas boas práticas, o cuidado com o meio ambiente utilizando apenas produtos bioquímicos  que sejam autorizados pelos órgãos competentes, como ANVISA, para garantir a saúde em primeiro lugar. Quer saber mais sobre as práticas adotadas? Conheça mais sobre a Inset Clean, clicando aqui.

 

Solicite um orçamento com a Inset Clean para saber como trabalhamos para manter a família e patrimônio seguros. 

COMPARTILHE!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email