Infestação de Escorpiões em Indaiatuba: saiba como prevenir para manter sua casa protegida

Escorpiões adoram se alojar por todos os cantos. Além de causarem desconforto e medo, a maior parte dos casos da ocorrência dessas pequenas pragas ocorre em épocas mais quentes e chuvosas. Em estações como Primavera e Verão, o cuidado deve ser redobrado já que, em busca de abrigo e lugar seco, esses aracnídeos saem de seus esconderijos em busca de refúgio. É nesse momento que eles aparecem dentro de casa.

Em Indaiatuba, desde 2018, os números de caso de escorpiões em domicílios têm aumentado. Com isso, surgem algumas questões. Quais são os perigos que os escorpiões causam? O que podemos fazer para prevenir que eles entrem em casa?

Sabendo dessa preocupação, preparamos este artigo para que você esclareça todas suas dúvidas. Acompanhe a leitura e saiba mais sobre a infestação de escorpiões em Indaiatuba e saiba quais medidas preventivas devem ser tomadas para manter sua casa bem protegida deles.

Vamos lá?

Infestação de Escorpiões em Indaiatuba

Em Indaiatuba, no ano de 2018, foram registrados cerca de 15 casos de acidentes com escorpiões. Assim, a preocupação pelo surgimento e pela infestação de escorpiões, têm ocasionado medo nos moradores.

Neste ano, foram encontrados mais de 30 escorpiões em uma escola pública. Além disso, nas redes sociais, há muitas publicações dos moradores relatando o aparecimento da praga dentro da própria residência. Sendo assim, como observado, os acidentes envolvendo escorpiões estão aumentando consideravelmente ano a ano.

 

Quais são os perigos que eles causam?

Para quem acredita que os escorpiões estão apenas em locais afastados como campos ou florestas, é hora de repensar. É cada vez mais comum encontrá-los em centros urbanos. Além disso, eles adoram se reproduzir.

Uma picada de escorpião, além de ocasionar dor, pode ocasionar vermelhidão, inchaço por acúmulo de líquido e sudorese intensa. Crianças com idade inferior aos 7 anos, costumam apresentar vômito, diarréia e até mesmo febre. 

Em alguns casos, as picadas podem ser mais graves. No local da picada, além de enjôo, vômito e dores de cabeça, podem ocorrer espasmos musculares e queda de pressão que podem levar a óbito. 

Crianças e animais: um olhar atento e redobrado com eles

Geralmente, crianças e animais são bastante curiosos não só com objetos, mas também com pequenos animais. Sabendo que ambos são sensíveis, é preciso ter um olhar atento e redobrado.

Dentro de casa: saiba como evitar o surgimento de escorpiões | Indaiatuba
Dentro de casa: saiba como evitar o surgimento de escorpiões | Indaiatuba

Dentro de casa: saiba como evitar o surgimento deles

Elimine a água parada

Não são apenas os mosquitos que gostam de água parada. Por causa da umidade, os escorpiões também procuram por ambientes com água parada. Assim, uma das dicas é verificar se há presença dela ou de vazamentos ao redor do ambiente.

 

Inspecione armários e outros locais escuros

Eles podem entrar no ambiente sem você perceber. Por esse motivo, é muito importante inspecionar todos os locais escuros. Armários da cozinha, cômodas e porões, por exemplo, podem servir de abrigo para eles. Assim, devem ser inspecionados com cautela.

 

Tenha cuidado: eles adoram baratas

Sim, as baratas são o alimento preferido dos escorpiões. Assim, para evitar a proliferação das pragas urbanas de forma geral é preciso cuidar muito bem do ambiente já que, com a presença delas, é mais fácil que eles apareçam.

 

É comum encontrarmos escorpiões em galerias, bueiros e rede de esgoto onde as baratas gostam de viver.

Deixe seu ambiente vedado

Para evitar a entrada dos escorpiões, é preciso vedar bem todos os espaços da sua residência. Feche rachaduras e fissuras, especialmente em torno de portas ou janelas onde elas obtêm fácil acesso ao ambiente, já que eles podem entrar facilmente pelo chão e também através das janelas. 

E quais são as medidas preventivas contra escorpiões?

Prevenir é a melhor forma de evitar que os escorpiões apareçam por aí. Sabendo disso, separamos algumas medidas preventivas que irão te ajudar. Confira algumas delas:

  • Mantenha limpos quintais, jardins, sótãos, garagens e depósitos para evitar o acúmulo de folhas secas, lixo e demais materiais como entulho, telhas, tijolos, madeiras e lenha;
  • Olhe dentro dos calçados e nas roupas que ficaram penduradas em paredes antes de vesti-los;
  • Compre protetores de ralo, aqueles que fecham o bocal, evitando a passagem dos animais;
  • Ao manusear materiais de construção, utilize luvas de raspa de couro e calçados, pois nestes materiais eles podem estar abrigados;
  • Não esqueça de vedar soleiras de portas com rolos de areia;
  • Utilize telas em ralos do chão, pias e tanques;
  • Não esqueça de acondicionar o lixo em recipientes fechados.
  • Realize roçagem de terrenos;
  • Preserve os inimigos naturais: aves de hábitos noturnos como coruja, joão-bobo, lagartos, sapos, galinhas, gansos, macacos, quatis, entre outros (na zona rural).

Fique longe deles: saiba como a Inset Clean pode te ajudar contra os escorpiões

Tanto em residências como em outros locais afetados, é possível encontrar escorpiões. Eles podem estar em todos os lugares. Por viverem em locais de difícil acesso e localização, é preciso de segurança antes de tomar qualquer providência. 

Assim, antes de iniciar qualquer ação de combate, nós, da Inset Clean, realizamos uma vistoria no local para identificar onde os escorpiões estão se alojando e quais são as formas de acesso que utilizam para o local. Após a vistoria, são adotadas medidas preventivas para que os escorpiões não cheguem perto dos esconderijos

Aqui, trabalhamos com desinsetização e com controle de pragas de forma geral. Assim, fica muito mais fácil manter seu ambiente bem protegido. 

Acesse a página da  Inset Clean e conheça mais sobre o nosso trabalho.

 

Nossas informações foram úteis para você? Aqui, você irá encontrar dicas e orientações sobre controle de pragas para viver bem de forma segura. 

COMPARTILHE!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email