Pragas no Verão: cuidados para mantê-las fora de casa

Ah, o Verão! Além da piscina e da água de coco, a estação mais ensolarada e quente do ano também traz muitas oportunidades para algumas visitinhas indesejadas que adoram as altas temperaturas e todo mundo odeia: as pragas!

Com o clima mais quente, elas criam resistência e têm melhores condições para sair de seus esconderijos em busca de alimento. E o pior: é neste período que elas se multiplicam. É o caso de baratas, escorpiões, ratos, mosquitos, carrapatos e outras que aparecem com mais frequência neste período.

Para evitar que elas façam um verdadeiro carnaval e tragam mais companheiras para curtir e fazer a festa em sua casa, é preciso seguir com alguns cuidados básicos com a limpeza e a manutenção.

Então, vamos lá saber quais são?

Mais calor = maior oferta de água e alimento para as pragas

Sim, elas aparecem durante todo o ano, mas neste período a ocorrência aumenta em razão da maior oferta de água e alimento tornando a capacidade de reprodução mais frequente e veloz desses organismos. Isso acontece porque essa estação cria condições propícias para a proliferação dessas pragas como as altas temperaturas e o alto índice de umidade.

É por isso que, quanto mais fatores essenciais a elas forem suprimidos, menores serão as chances delas se estabelecerem. Qualquer resquício de alimento ou líquido de fácil acesso pode ser uma grande oportunidade para esses seres tão incômodos.

Ela trazem prejuízos não só para sua saúde, mas também para o seu bolso

Você sabia que, além dos riscos para a saúde, as pragas também podem causar prejuízo para o bolso? Os cupins, que também aparecem com a alta das temperaturas, são capazes de destruir facilmente móveis de madeira e até mesmo comprometer a estrutura de imóveis inteiros dependendo do tamanho da infestação e até mesmo causar acidentes. 

É fato que a grande maioria delas é transmissora de doenças. Os mosquitos, por exemplo, são os principais causadores da dengue, fora os pernilongos que adoram aparecer todas as noites para atrapalhar o sono e ainda podem causar alergias. 

Temos ainda as baratas que podem causar alergias e contaminar a cozinha causando infecções alimentares, os ratos, que são transmissores da leptospirose, e as formigas, que parecem inofensivas, mas carregam em suas patas diversos microrganismos transmissores de doenças infecciosas.

E quais são os cuidados para mantê-las bem longe de casa?

A prevenção é a palavra-chave para evitar a presença delas por aí. Com alguns cuidados, fica bem mais fácil:

Lugar de lixo é fora de casa: mantenha a limpeza em dia

Manter a limpeza e higiene dos ambientes é o mais importante dos fatores. Por isso, além de armazenar o lixo em local adequado e bem fechado, é muito importante mantê-lo fora de casa assim que estiver cheio. Procure ainda, ao menos uma vez por semana, lavar e desinfetar os ambientes e latas em que o lixo é jogado.

Evite acúmulos

Evitar acúmulo de entulhos, caixas de papelão, telhas, galhos e tudo que possa servir de esconderijo ou criadouro é uma forma muito eficaz de manter bem longe baratas, aranhas, escorpiões, ratos e outras pragas. Afinal, tudo que elas querem é um lugar escuro que sirva de abrigo.

Mantenha as embalagens dos alimentos bem fechadas

Quando essas pragas saem no verão, elas estão em busca de alimento. É importante que você não dê bobeira deixando alimentos descobertos para que esses insetos tenham fácil acesso. Mantenha sua casa limpa e mantenha as embalagens dos alimentos bem fechadas. 

Inspecione tudo: as pragas adoram os quartos

Todo cantinho é bem-vindo para elas. Por isso, inspecione com frequência roupas, calçados, toalhas de banho e de rosto, roupas de cama, panos de chão e tapetes antes de utilizá-los e evite pendurar roupas fora dos armários. 

E no banheiro? 

A higiene sempre será a melhor solução. É muito comum que determinados insetos como mosquitinhos de banheiro e baratas apareçam nos ralos. Por isso, mantenha as fendas e os azulejos sempre bem vedados, feche os ralos e sempre jogue o papel higiênico sujo na lixeira com tampa.

Saiba mais sobre a sanitização e desinfecção de ambientes clicando aqui.

Coloque telas em portas e janelas de toda a casa 

Não esqueça de garantir seu bem-estar. Colocar telas em portas e janelas de toda a casa é a segunda orientação mais importante para impedir que mosquitos e outros insetos voadores entrem e te incomodem.

Fique de olho nos rejuntes e frestas

Elas têm acesso aos cômodos de casa com muita facilidade. Impedir o acesso das visitas indesejadas para o interior dos ambientes é muito fácil. Você pode utilizar ralos abre e fecha e manter todas as frestas de portas e janelas isoladas. 

É muito importante também ficar de olho em rejuntes quebrados e nivelar as frestas de calçadas, pisos, paredes e portas.

Áreas externas também merecem um olhar atento

Não é apenas o mosquito da dengue que gosta de água parada. As pragas também gostam, uma vez que se reproduzem na água. Por isso, é importante que você não deixe água parada na piscina, em pneus, vasos, entre outros. 

Em resumo: faça a higienização de todas as áreas. Vale lembrar que o aumento das baratas, por exemplo, resulta na maior ocorrência de escorpiões e aranhas, que são seus predadores.

Não vá pelo caminho mais fácil

Muitos optam por soluções caseiras para eliminar as pragas como ratoeiras e repelentes elétricos, por exemplo. Vale lembrar que essas alternativas só mascaram o problema, mas não resolvem de fato. 

Caso elas estejam fazendo a festa em grande número, a melhor forma é procurar por serviços de desinsetização, pois cada espécie é controlada de uma forma e, para isso, podem ser utilizados produtos distintos que devem ser aplicados com segurança por profissionais especializados.

Confira mais dicas de cuidado com um eBook feito para você proteger sua casa das pragas

Uma dica extra para você: um eBook gratuito que traz todas as dicas que você precisa saber para ter sua casa bem longe das pragas e, claro, para uma melhor convivência entre todos. É só clicar aqui!

 

Nossas dicas de cuidado foram importantes para você? Para evitar as pragas, continue acompanhando nosso blog e visite nosso site para conhecer os serviços oferecidos para proteger sua casa, apartamento ou empresa.

COMPARTILHE!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email