Traças

São insetos que causam danos a roupas, papéis, livros, estofados e grãos, que consideramos como “traças”. Muito embora sejam espécies distintas às quais podemos diferenciar de acordo com o local de infestação e com identificação.

 

Hábitos

Pelo nome comum de traças, encontramos 3 grupos de insetos reunidos em 2 ordens: traças dos livros ou traças prateadas, Ordem Thysanura; e as traças das roupas e traças de produtos armazenados, ambas pertencentes à Ordem Lepidoptera (mariposas e borboletas).

Em áreas urbanas, as traças podem infestar roupas, papéis, estofados, livros, frutas secas, grãos ou outros alimentos armazenados e muitos outros produtos manufaturados. Em culturas agrícolas, atacam hortaliças e frutos frescos, e outras, se alimentam da cera dos favos produzidos pelas abelhas, destruindo-os e causando perdas aos criadores de abelhas melíferas.

Em museus, bibliotecas, tecelagens, supermercados, hotéis e em muitos outros estabelecimentos comerciais, as traças devem ser monitoradas com rigor, para evitar infestações severas e danos significativos.

 As traças têm preferência por ambientes úmidos e apresentam hábitos diurnos e noturnos, sendo ativas à noite e escondendo-se durante o dia, evitando contato direto com a luz. Assim, ao acender-se a luz de um aposento, as traças procuram se esconder em frestas ou atrás de móveis e quadros. São muito ágeis e escondem-se rapidamente em frestas de móveis, armários, rodapés e caixas, sendo este último, o principal veículo de dispersão do inseto, levada junto a livros e utensílios domésticos em casos de mudança.

Ciclo de vida

O desenvolvimento é holometabólico, ou seja, apresentam metamorfose completa (compreende as fases de ovo, larva, pupa e adulto). A reprodução é sexuada e as fêmeas depositam uma média de 40 a 50 ovos em um período de 2 a 3 semanas.

Dependendo da espécie, clima, fonte alimentar, entre muitos outros fatores, dos ovos podem eclodir, em aproximadamente entre 10 a 60 dias, formas jovens que passam por mudas consecutivas, demorando em média de 2 a 3 meses até chegarem à fase adulta, quando o crescimento cessa. As traças adultas podem viver por mais de quatro anos.

Os ovos, que possuem uma secreção adesiva, ficam aderidos às fibras dos tecidos das roupas. As larvas sofrem de 5 a 45 mudas, dependendo da temperatura ambiente e do tipo de alimento disponível.

As traças podem botar de 1000 a 3500 ovos durante sua vida depositando dois a três ovos por dia.

Algumas espécies   para conhecer mais clique na espécie.

Importância para a saúde

Não existem registros de doenças transmitidas/causadas ao ser humano diretamente relacionadas a esses animais.

Pessoas com rinite alérgica e/ou asma brônquica apresentam sensibilidade a aeroalérgenos, ou seja ácaros. As traças-de-livro são potenciais fontes de alérgenos, mas ainda necessitam ser confirmadas como alergênicas e relacionadas a doenças alérgicas respiratórias.

Medidas Preventivas

A prevenção de um modo geral, dependem do monitoramento constante, atentando-se ao início da infestação, a fim de facilitar o controle ou irradiação.

Evitar acúmulo de papéis velhos, manter livros e revistas em locais adequados e limpos;

Limpar sempre as partes inferiores e atrás dos moveis e quadros pendurados nas paredes.

Manter limpos rodapés e frestas por meio de aspirador de pó;

Inspecionar periodicamente roupas, tapetes e outros objetos suscetíveis

Manter estantes, armários e gabinetes arejados e limpos.

Roupas atacadas poderão ser colocadas em sacos plásticos e dispostas em freezer por alguns dias, matando os ovos e traças (ou insetos) infestantes.

Alimentos contaminados ou suspeitos do ataque de traças deverão ser descartados.

O uso de naftalina auxilia na prevenção e no controle.

No caso de infestações, o mais viável é contactar uma empresa profissional especializada e devidamente licenciada para uso de determinados produtos inseticidas domissanitários. Crianças, animais, gestantes e idosos devem se ausentar por um período de 2 (duas) horas. Pessoas alérgicas, asmáticas ou muito sensíveis à produtos químicos se ausentar por um período de 06 (seis) horas.

 

MEDIDAS DE CONTROLE PARA TRAÇAS:

Existem muitas receitas caseiras disponíveis na internet para o controle destes insetos, algumas funcionam, outras não, mas todas estão ligadas à limpeza e redução de umidade em depósitos, armários e guarda-roupas. Caso não obtenha sucesso, consulte uma empresa especializada para o controle.

Fique por dentro
Inscreva-se e receba novidades e conteúdos exclusivos sobre como proteger seu patrimônio e se livrar das pragas.
Já visitou nosso blog?

Saiba como se prevenir das pragas urbanas durante a primavera

Chegou uma  das  épocas mais esperadas: a primavera, que costuma ter um clima ameno, trazer chuvas para nossos reservatórios que tanto precisam, além das flores. Mas, o que muitas pessoas ignoram é que apesar de ser uma época deliciosa também é muito perigosa pois é o período perfeito para proliferação de algumas pragas urbanas.