Altas temperaturas e muita chuva: saiba quais insetos se beneficiam do verão e como prevenir o aparecimento em casas e condomínios

Não tem conta mais certa que calor + chuva = proliferação de insetos. E isso acontece basicamente por dois fatores: o calor faz com que elas se reproduzam mais facilmente, além das chuvas provocarem inundações em seus esconderijos (geralmente esgotos), fazendo com que elas saiam em busca de abrigo e alimentação. 

 

E o mais perigoso é que as pragas não provocam apenas nojos e fobias, junto delas algumas doenças sérias podem vir junto e deixar a saúde da sua família em risco. 

 

Principais pragas e doenças que aparecem com o verão 

 

As pragas mais comuns de aparecerem em sua casa ou condomínio, sem sua permissão, são: baratas, mosquitos, formigas, ratos e escorpiões, mas no verão, todas as pragas aparecem mais e você pode conferir mais sobre elas, clicando em nosso infopragas:

Como já falamos, o grande problema da proliferação das pragas urbanas no verão é, além das fobias, são as doenças que elas podem causar, como o mosquito aedes aegypti (caso queira saber mais sobre essa praga é só clicar aqui) que anda até um pouco esquecido agora com os surtos de covid-19 e gripe, mas que está aí transmitindo doenças graves e que podem levar a morte como dengue, zika e chikungunya.

A praga urbana mais odiada é a barata, mas o que poucas pessoas sabem é que além da aversão, ela também pode provocar graves doenças, como febre tifoide, tuberculose e hepatite A.

Os ratos também são perigosos, pois podem transmitir leptospirose e por terem hábitos noturnos, em grande parte das vezes, só se percebe sua presença quando o ambiente está infestado.

Outra visita indesejada que é comum no verão, são os temidos escorpiões. Você sabia que eles já habitam a terra há mais de 450 milhões de anos? Por isso são tão resistentes e de fácil adaptação. De acordo com o Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de São Paulo, são  cerca de 2.200 espécies de escorpiões no mundo! E apesar de todos serem venenosos, cerca de 30 causarão problemas mais sérios, principalmente em crianças e animais que podem facilmente ir a óbito após uma picada dessa praga. 

 

Os quatro A’s  das pragas 

Agora que já falamos das principais pragas urbanas que aparecem no verão, vamos ao que mais atrai esses visitantes indesejados a sua casa nesse verão:

 

Água – O acúmulo de água é um dos principais cuidados que devemos ter, já que água acumulada e má armazenada é o cenário perfeito para o surgimento do mosquito aedes aegypti, além de acabar fornecendo água para outras pragas urbanas como ratos, morcegos e pombos. 

 

Alimentos – Restos de alimentos e embalagens descartadas de forma incorreta são como um convite para um banquete para baratas, ratos, moscas e outras pragas urbanas. 

 

Abrigo – Gavetas, frestas entre móveis e paredes são lugares onde pragas como aranhas, baratas, ratos, e escorpiões adoram chamar de lar. E móveis de madeiras ainda trazem aquela preocupação extra: os cupins. 

 

Acesso – Você pode até não querer, mas sabia que às vezes sua casa está convidando as pragas a entrarem? Isso acontece porque redes de esgoto, portas, telhados e frestas na janela soam como um convite para elas. 

 

Como prevenir seu aparecimento 

Para prevenir seu aparecimento existem algumas boas práticas que podem ser feitas, como: 

 

Quando o assunto é o primeiro A das pragas, você pode utilizar caixa d´água que tenha o selo da ANVISA, porque possuem melhor vedação e ficar de olho em pneus, pratinho de plantas e garrafas que podem acumular água durante esse período de chuva.

 

Já sobre alimentos, é imprescindível que o lixo seja removido todos os dias e, se possível, as embalagens de comidas sejam higienizadas antes de serem descartadas. Também nada de deixar sobras pela casa ou comida mal armazenada! 

 

Limpeza é palavra de ordem quando o assunto é abrigo, por isso, mantenha os armários e gavetas sempre limpos e organizados e a arrumação da casa em dia! 

 

Agora, quando o assunto é acesso, preste atenção a pequenas frestas, forros e espaços mínimos, pois qualquer portinha é convite para as pragas urbanas. Ajuste sempre a tampa de ralos, mantenha o forro da sua casa limpo e fique de olho nos interruptores e saída de telefones. 

 

Mas indicamos, sempre que as pragas já estão instaladas em sua casa, que  junto com todas essas dicas de prevenção, seja feita uma desinsetização, pois só ela pode realmente acabar de uma vez por todas com as pragas em sua casa. 

E se você só conhece o termo dedetização e  não está familiarizado com a desinsetização, te convidamos para ler um artigo que explica a diferença entre elas clicando aqui

 

Neste período de chuvas, se eu fizer a desinsetização e chover logo depois eu perco o serviço?

 

Uma das dúvidas mais recorrentes durante o verão é se ao realizar o serviço e chover logo em seguida o serviço será perdido, e a resposta é que se a desinsetização for feita por uma empresa séria e comprometida com o seu bem estar, a desinsetização não será em vão. 

 

Nós da Inset Clean, além de prezarmos pela qualidade do nosso serviço e  sua saúde e de quem vive com você, só usamos produtos de primeira linha e que não saem com facilidade. 

Além de, nossa metodologia não se resumir  apenas a  aplicação de produtos químicos, fazemos também o trabalho preventivo com ações físicas, mecânicas e biológicas.

Além de incluirmos em nossas boas práticas, o cuidado com o meio ambiente utilizando apenas produtos bioquímicos  que sejam autorizados pelos órgãos competentes, como ANVISA, para garantir a saúde em primeiro lugar. Quer saber mais sobre as práticas adotadas? Conheça mais sobre a Inset Clean, clicando aqui.

 

Solicite um orçamento com a Inset Clean para saber como trabalhamos para manter a família e patrimônio seguros.

 

COMPARTILHE!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email