Os riscos de pragas não diminui no inverno: veja como mantê-las longe de sua casa

Se engana quem pensa que as pragas só aparecem no verão. Com as temperaturas mais baixas, há um aumento no intervalo do ciclo de reprodução das pragas, mas não significa que eles não estejam nos ambientes, já que elas procuram lugares para se abrigar e arranjar alimento. Sendo assim, o inverno também é uma estação que precisamos tomar cuidados.

Além das sensações de nojo e fobia que as pragas causam, esses animais indesejados e nada bem-vindos podem causar outros males à saúde. Por isso, é preciso saber onde elas se escondem neste período e como prevenir para mantê-las longe de sua casa. 

Acompanhe a leitura!

Os insetos morrem no inverno?

Diferente do que muitos pensam, os insetos não morrem no inverno. Neste período, com temperaturas mais baixas, algumas pragas entram na diapausa, uma espécie de hibernação. Assim, para se protegerem em tempos de escassez, elas ficam letárgicas, os batimentos cardíacos e a respiração ficam mais lentos e a temperatura corporal cai, reduzindo o metabolismo e o gasto de energia e, por consequência, a necessidade de água e alimento. 

Pode ser que você as veja menos, pois não estarão circulando como antes, mas elas estão usando a sua casa como abrigo para voltarem com força total nas estações mais quentes. Vale lembrar que, além das temperaturas mais baixas, que geram a busca pelo abrigo, o inverno também traz altos índices de chuvas, que enchem as galerias dos esgotos trazendo as pragas que adoram estes locais: os ratos e as baratas.

Onde as pragas se escondem no inverno?

Elas procuram por locais “escondidos” para servir de abrigo. Frestas entre os armários da sua cozinha ou atrás da geladeira são locais convenientes para elas. Por isso, é preciso saber onde elas realmente se escondem. Confira onde as pragas mais comuns se escondem:

Aranhas: móveis, quadros, tijolos, telhas, entulhos, etc

Baratas: buracos de paredes, fogões, caixas, lixo e onde tem comida

Ratos: lixos, ralos, materiais de construção e locais com alimentos

Formigas: em azulejos, batentes de portas, pisos, vãos e frestas

Cupim: móveis, buracos na madeira, pisos soltos, fendas na parede

Medidas Preventivas para o combate de pragas urbanas no Inverno

No inverno, é preciso continuar com as medidas preventivas para combater as pragas, já que elas se escondem por todos os cantos. Por isso, fique de olho e supervisione tanto as áreas internas como as áreas externas dos ambientes. Confira algumas dicas:

Áreas internas

  • Mantenha o acondicionamento do lixo e faça o armazenamento sempre com recipientes com tampa. Lembre-se que baratas, formigas e ratos são atraídos pelo lixo;
  • Mantenha os alimentos sempre em perfeitas condições de armazenamento;
  • Use telas em ralos do chão, pias ou tanques;
  • Evite o acúmulo de materiais como papéis e roupas e realize periodicamente a limpeza dentro de armários, guarda-roupas e estoques para evitar cupins.

Áreas externas

  • Mantenha o quintal limpo e a grama sempre bem aparada, pois minimiza o risco de presença de aranhas e escorpiões;
  • Limpe as calhas para evitar acúmulo de folhas pois, mesmo no Inverno, pequenas porções de água podem se acumular;
  • Elimine focos de água parada para evitar a proliferação de mosquitos, inclusive o causador da Dengue, Febre Chikungunya, Febre Amarela e Zika Vírus;
  • Evite o acúmulo de entulhos, já que estes locais são esconderijos comuns utilizados insetos, aracnídeos e roedores;
  • Lave com frequência os abrigos de animais domésticos, passando desinfetante após a lavagem;

Confira aqui nosso eBook com dicas e informações para proteger sua casa em todas as estações.

Controle das pragas: proteja sua casa

Além dessas medidas, você também pode contar com a desinsetização. Afinal, desinsetizar seu ambiente enquanto elas ainda estão letárgicas é a melhor solução.

O fato das pragas estarem se movimentando menos no inverno, facilita a identificação dos ninhos e colônias, tornando as aplicações mais eficazes.

Nesse momento, esqueça os inseticidas comuns que apenas espantam os insetos adultos momentaneamente. Com a desinsetização, são eliminadas larvas, ovos e pupas, prevenindo uma nova infestação no verão, período que as pragas irão eclodir no ambiente.

Diferença entre Dedetização e Desinsetização

É importante diferenciar o termo dedetização, muito utilizado, do serviço de controle de pragas e desinsetização. A origem do termo dedetização surge com o uso do inseticida DDT – Dicloro-Difenil-Tricloroetano, utilizado na Segunda Guerra Mundial para proteger os soldados de insetos. Com o tempo, descobriu-se que o uso desse inseticida causava problemas para a saúde das pessoas e para o meio ambiente.

Na desinsetização utilizam-se componentes mais brandos, controlados e que têm baixo impacto para as pessoas, animais e para o meio ambiente. Portanto, na hora de contratar um serviço profissional para o controle de pragas, evite a dedetização e peça pela desinsetização.

Desinsetização segura: conte com a Inset Clean para manter as pragas longe

Para que a desinsetização seja realizada com segurança, nós, da Inset Clean, realizamos uma vistoria no local para identificar onde as pragas estão se alojando e quais são as formas de acesso que estão utilizando para acessar esses locais. 

Aqui, trabalhamos com controle de pragas de forma geral como a desinsetização, descupinização, desratização, sanitização e desinfecção de ambientes. Com métodos seguros, bem empregados e assertivos, fica muito mais fácil manter seu ambiente bem protegido. 

Solicite um orçamento com a Inset Clean para saber como trabalhamos para manter família e patrimônio sempre longe das pragas.

 

O conteúdo apresentado sobre as pragas foi importante para você? Compartilhe com outras pessoas que também gostariam de saber. A Inset Clean atua no controle e na prevenção de pragas urbanas. Visite nosso site e conheça os serviços oferecidos para proteger sua casa, apartamento ou empresa.

COMPARTILHE!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email