Desinsetização: de quanto em quanto tempo devo fazer?

Desinsetização é coisa séria. Mais que nojo ou fobia: a exposição às pragas traz inúmeros riscos. Não só à sua saúde, mas também ao ambiente em que vive. Quando o descuido leva à falta de controle das pragas, a forma mais eficaz não é resolvendo o problema no chinelo.

Sim, desinsetização e dedetização é a mesma coisa, mas vale citar aqui a origem das duas formas. A palavra dedetização teve origem a partir da sigla DDT, abreviação de um pesticida antigo. Hoje, há uma variedade de métodos para combater as pragas e, com isso, utilizamos o termo desinsetização para desvincular a ideia deste antigo pesticida.

E de quanto em quanto tempo devo fazer uma desinsetização? Quais são os cuidados que devo ter antes e após esse procedimento? Siga com a leitura para esclarecer todas as suas dúvidas sobre essas visitas tão indesejadas. 

Vamos lá?

É no seu ambiente que elas procuram por água, alimento e abrigo

Descuidos como pequenas poças e vazamentos, resíduos de alimentos e abertura de pequenas frestas são os elementos necessários para que as pragas considerem seu ambiente o local perfeito para ser habitado. 

Sendo assim, quando já estão instaladas, os cuidados devem ser redobrados. Aqui, lembramos que métodos caseiros não são eficientes e suficientes para que elas fujam. 

Chineladas e aerossóis não resolvem o problema

Ao utilizar chinelos e aerossóis, as pragas podem ficar ainda mais irritadas. Os escorpiões, por exemplo, possuem um quimiorreceptor de agentes químicos e, assim, conseguem reconhecer o odor de veneno. Já os detritos das baratas, quando se resolve utilizar o chinelo, podem ocasionar alergias e até mesmo infecções respiratórias.

Por isso, é necessário que o profissional da área utilize inseticidas específicos, que sejam devidamente manuseados para o uso correto e assertivo para o seu ambiente. 

E então? De quanto em quanto tempo devo realizar a dedetização?

É muito importante que você saiba que a duração do serviço de desinsetização irá depender tanto dos fatores internos como também dos fatores internos. Temperatura, umidade, nível de higiene e circunvizinhança são alguns deles, que influenciam diretamente no tempo de desinsetização. Em média, o serviço dura cerca de três meses e o serviço de descupinização, por exemplo, entre 12 e 24 meses.

Quais são os cuidados que devo ter antes da aplicação dos produtos?

Ao contratar esse serviço, é importante que você siga tenha alguns cuidados e siga algumas orientações antes e após a desinsetização, que são indicados para facilitar todo o processo. Confira algumas delas:

  • Retire a quantidade de objetos solicitada pela empresa para facilitar agilizar o processo;
  • Desative qualquer ventilação que possa prejudicar o trabalho como ar condicionado, ventilador, filtros de ventilação, entre outros;
  • Jogue no lixo materiais que não serão mais utilizados;
  • Pessoas com condições específicas (alérgicas, gestantes, crianças e animais) devem ficar afastados pelo menos por 24h do local tratado.

Além disso, é aconselhado afastar alimentos e utensílios dos focos de proliferação das pragas, sobretudo de embalagens que contenham plástico ou papelão. Se o foco for os quartos, em caso de infestação por traças e cupins, lembre-se de retirar todo o enxoval como toalhas, lençóis, edredons e todos os outros objetos pessoais como medicamentos e cosméticos. 

Ambiente seguro: os cuidados quando se tem animais e crianças em casa

A aplicação de produtos quando se tem animais e crianças em casa, exige atenção redobrada. Tanto as crianças como os pets costumam ser curiosos e também mais sensíveis aos componentes tóxicos do produto. Mantê-los fora do ambiente por pelo menos 24h é ideal, período em que os produtos demoram para perder parte do potencial nocivo à saúde. 

Além disso, você deve monitorar as crianças e os animais e restringir qualquer movimentação suspeita após a desinsetização, já que eles podem encontrar um inseto envenenado que tenha saído de algum esconderijo.

E lembre-se: se encontrar qualquer inseto dentro de casa ou no quintal, recolha com um pedaço de papel imediatamente para retirar os resíduos dos produtos utilizados.

Pós desinsetização: o que fazer para continuar mantendo meu ambiente protegido?

As medidas preventivas não acabam após a dedetização. Para manter o trabalho efetivo, algumas técnicas devem ser respeitadas para que as pragas não voltem a se alojar no ambiente. Confira algumas dicas importantes para continuar mantendo seu ambiente protegido:

  • Mantenha os ambientes sempre higienizados;
  • Atenção aos estoques de comida e resíduos;
  • Descarte lixos, sujeiras e objetos corretamente;
  • Observe se as embalagens de comida já abertas estão fechadas corretamente;
  • Vede todos os espaços onde as pragas possam se alojar;
  • Não esqueça de manter a periodicidade recomendada na desinsetização.

Dedetização com segurança: conte com a Inset Clean

Para que a desinsetização seja realizada com segurança, nós realizamos uma vistoria no local para identificar onde as pragas estão se alojando e quais são as formas de acesso que estão utilizando para acessar esses locais. 

Aqui, trabalhamos com controle de pragas de forma geral como a desinsetização, descupinização e desratização. Com métodos seguros, bem empregados e assertivos, fica muito mais fácil manter seu ambiente bem protegido. 

Solicite um orçamento com a Inset Clean para saber como trabalhamos para manter família e patrimônio sempre longe das pragas. 

Nossas informações foram úteis para você? Aproveite para compartilhar com outras pessoas. A Inset Clean atua no controle e na prevenção de pragas urbanas. Visite nosso site e conheça os serviços oferecidos para proteger sua casa, apartamento ou empresa.

COMPARTILHE!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email