Pragas urbanas: picadas, doenças e perigo para a sua família

Um ambiente exposto às pragas urbanas é um ambiente de risco para a saúde e o bem-estar de toda a família, inclusive dos animais de estimação. Mais do que causar repulsa e nojo, baratas, formigas, aranhas, mosquitos e ratos são uma ameaça real, pois são vetores que transportam bactérias, fungos e vírus, causadores de doenças graves. A principal delas, hoje em dia, é a dengue, transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti, que também é responsável pela Febre Amarela. Outro perigo para humanos e animais são os escorpiões – com episódio recente de infestação em Indaiatuba -, que não transmitem doenças, mas têm uma picada que pode levar à morte. 

Por isso, manter os espaços livres das pragas e realizar o controle de insetos, aracnídeos e roedores regularmente e intensificar nos períodos mais quentes e úmidos do ano – preferidos das pragas -, trata-se não só de uma questão de conforto e higiene, como de saúde pública e privada. Preparamos este artigo com os principais males causados pelo contato e pelas picadas das pragas urbanas. 

Acompanhe a leitura e proteja sua família!

 

Pragas urbanas: resistentes e adaptáveis

Antes de apresentar as principais doenças causadas pelas pragas urbanas, é importante destacar algumas características desses animais para que a proteção e os cuidados sejam mais eficazes. Baratas, mosquitos, ratos, formigas, escorpiões, entre outros, têm como características biológicas um alto índice de resistência e de adaptação, mesmo sob condições bastante adversas.  

E, no ambiente urbano, onde as ofertas de alimento, umidade, calor e esconderijos – como terrenos com entulhos e gramas altas – são abundantes, as pragas fazem a festa, se instalam e proliferam com facilidade.Por isso, medidas de higiene são fundamentais para manter os locais livre delas, além da desinsetização, realizada por empresas especializadas e responsáveis. 

Para saber mais sobre as pragas, acesse INFO PRAGAS

 

As principais pragas urbanas e as doenças transmitidas:

Baratas

Talvez a mais asquerosa das pragas, as baratas carregam transitam por ambientes contaminados, como esgotos, e carregam em sua patas e asas agentes causadores de doenças como: lepra, hepatite, tifo, amebíase, giardíase e gastroenterite. Os principais sintomas são vômitos e diarreias. 

Ratos e camundongos

Os ratos, ratazanas e camundongos são responsáveis por muitos danos à saúde. Entres as doenças transmitidas estão: peste negra, peste bubônica, salmonelose, leptospirose, tifo  entre outras. A leptospirose, causada pela urina do rato, causa febre alta, dor de cabeça, sangramento, dor muscular, calafrios, olhos vermelhos e vômitos. Já os sintomas da peste bubônica são: inchaço dos gânglios linfáticos na virilha, na axila ou no pescoço.

Moscas

Por se alimentarem de matéria orgânica, como o lixo doméstico e de alimentos à disposição na casa, as moscas podem causar doenças como: febre tifóide, amebíase, salmonelose, disenteria, cólera e tuberculose. Entre os sintomas estão: febre alta, dores de cabeça, mal-estar geral, falta de apetite, aumento do volume do baço, manchas rosadas no tronco, prisão de ventre ou diarréia e tosse seca.

Mosquitos 

Pequenos e mortais voadores. Os mosquitos são um dos animais que mais matam no mundo por conta da grande capacidade de transportarem e espalharem doenças.  Todos os anos, os mosquitos são responsáveis por milhões de mortes de seres humanos. 

Os mosquitos, como o Aedes Aegypti, pernilongos e borrachudos, são insetos bem pequenos e que causam grandes danos à saúde. Além das picadas doídas e do incômodo da coceira, eles transmitem doenças como: malária, leishmaniose, febre amarela, difteria, febre paratifóide, dengue, zika e chikungunya.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, em 2015, apenas a malária causou 438.000 mortes. Os dados mostram ainda que animais de grande porte e selvagens, como cobras, leões e tubarões, não chegam a fazer nem um terço de vítimas quando comparados com os mosquitos.

Formigas

Somente no Brasil, há mais de duas mil espécies de formigas. Deste total, 30 são consideradas pragas urbanas. Pequenas e aparentemente inofensivas, as formigas podem causar danos às estruturas das casas e até mesmo nos equipamentos elétricos e eletrônicos. Além disso, elas transportam protozoários, vírus, bactérias e fungos que podem causar: amebíase e giardíase. O sintoma mais marcante da primeira é diarreia dolorosa com perda de sangue.

Carrapatos

Os carrapatos, quando infectados, transmitem doenças através da picada. Os animais domésticos, como cães e gatos, são os que mais sofrem com os males causados por esses aracnídeos, mas os humanos não estão imunes. Entre as doenças causadas pelos carrapatos estão: babesiose canina, erliquiose canina, Doença de Lyme (Borreliose) e Febre Maculosa – estas duas últimas transmissíveis ao homem. 

Pulgas

As pulgas também transmitem doenças por meio da picada para sugar o sangue de seu hospedeiro. Os pets e os humanos podem ser suas vítimas e, quando infectadas por algum microrganismo parasita, as pulgas podem causar: tifo endêmico ou murino, dermatites alérgicas, verminoses, anemia e viroses.

Percevejos

Percevejos são insetos minúsculos – de até 7 mm -, sem asas, que costumam fazer colônias em fendas e buracos de móveis, como sofás, camas e colchões. Eles se alimentam de sangue do hospedeiro, mas não transmitem doenças. No entanto, as picadas causam coceira intensa e podem ocasionar lesões na pele.

Aranhas 

Medo e assombro podem ser as primeiras reações às aranhas. Mas, para além do aspecto físico desses aracnídeos, as aranhas transmitem doenças graves, tanto aos animais domésticos como aos seres humanos, podendo, inclusive, levar à morte. 

Dependendo da espécie e da substância tóxica presente no veneno, a picada de uma aranha pode causar: dermatite, lesões cutâneas necrosantes, anemias e alterações sistêmicas que podem desencadear choques anafiláticos ou outras reações intensas que provocam a morte da vítima. 

 

Tipos de picadas para saber identificar

Tipos de picadas de pragas para saber identificar
Tipos de picadas de pragas para saber identificar

As picadas dos insetos e aracnídeos carregam suas próprias impressões digitais. Assim, conhecidas as doenças transmitidas pelas pragas, e sabendo que muitas delas se dão por meio das picadas, saber identificá-las, trata-se de uma forma de agir com mais rapidez e assertividade no cuidado e socorro de uma pessoa ou animal picado. Confira abaixo os tipos de picadas:  

Como se proteger?

Diante de todas as doenças e perigos causados pelas pragas urbanas, torna-se urgente e fundamental tomar atitudes conscientes para prevenção e controle desses vetores. Estar atento às condições do ambiente, manter a higiene e realizar serviços de desinsetização e desratização estão entre as ações de proteção e responsabilidade com a saúde e bem-estar de todos

O conteúdo apresentado aqui foi importante para você? Agora, compartilhe com outras pessoas. A Inset Clean atua no controle e na prevenção de pragas urbanas. Visite nosso site e conheça os serviços oferecidos para proteger sua casa, apartamento ou empresa.

COMPARTILHE!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email