17 anos de Inset Clean: um bate-papo com o Sr. Orlando, fundador da empresa que é referência no controle de pragas urbanas

Neste ano, a Inset Clean completa 17 anos de atuação no mercado. Há 17 está em atividade na cidade de São Paulo e, há 5 anos, expandiu seus negócios com a abertura de uma filial na cidade de Indaiatuba, para melhoria no atendimento quanto à logística. São quase duas décadas acumulando experiências, estabelecendo parcerias, estreitando laços e prestando serviços cada vez mais eficientes e com responsabilidade no controle de vetores e pragas urbanas. Não à toa, que a Inset Clean, ao longo desse período, se tornou referência quando o assunto é controlar pragas em diversos segmentos, tais como: indústrias farmacêuticas, alimentícias, comércios em geral, residências, escolas, etc. 

Para contar um pouco dessa trajetória, nada melhor do que falar direto com quem é responsável pelo começo de tudo. A seguir, um bate-papo com o Sr. Orlando Meuci. Confira a entrevista e conheça uma pouco da história da empresa Inset Clean, seus desafios e de como ela atua para realizar serviços que garantam os melhores resultados. Acompanhe:

1. Como o foi o início da Inset Clean? 

No final de 2001, a empresa InsetCenter, a qual tive o orgulho de trabalhar por oito anos nas funções de gerente de operações e, posteriormente, gerente de atendimento ao cliente, iniciava a fase de negociação para ser adquirida por outra grande concorrente. Dessa forma, os senhores diretores sugeriram que eu abrisse uma empresa. De início, relutei, pois conhecia os prós e os contras em ter e manter uma empresa. Por fim, em 2002, a Inset Clean foi constituída.

O início foi complicado. Por mais que eu fosse conhecido como ex-gerente da InsetCenter, as chances eram poucas e as empresas sempre colocavam em dúvida, por muitas trabalhavam mais por nome. Doze anos depois, expandimos nossos negócios e abrimos a filial na cidade de Indaiatuba, visando sempre melhorar o atendimento no interior, região de Campinas, região de Sorocaba, etc. 

2. Como a formação e as experiências como Bioquímico foram e são os diferenciais que marcam o posicionamento da Inset Clean e seu pioneirismo?

No meu caso, a formação na área química foi importante, porém foi a experiência que tive ao longo de 18 anos trabalhando em uma das maiores empresas de alimentos, a qual tenho o orgulho de falar que era Kibon, que fez a diferença para mim. Foi trabalhando nessa empresa que tive oportunidade e condições de fazer faculdade e pós-graduação. Aprendi muito. 

Fiz muitos cursos e participei de dezenas de palestras. Fui um dos responsáveis, por 14 anos, por coordenar o trabalho de controle de pragas na empresa. Para mim, a Kibon foi um marco em referência à satisfação ao cliente, sobre ética, etc. 

No meu entender, a formação é primordial para a função de um responsável técnico, porém, a vivência dia a dia no chão de fábrica faz a diferença. 

3. Quais recursos e ferramentas o senhor utilizou para montar e difundir um modelo de negócio com uma atuação diferente no controle de pragas? Conte um pouco sobre o “pensar como um inseto”

Os recursos que eu tinha em mãos eram o que havia aprendido na InsetCenter, onde se propagava sempre a ética dos negócios e a qualidade no atendimento. A passagem por anos anos nessa conceituada empresa contribuiu muito na época em que nós a contratamos para trabalhar dentro da Kibon. Ali, era o início da InsetCenter e que serviu como referencial no começo da Inset Clean, tanto que o nome se deu por reconhecimento da InsetCenter, a qual tenho muita admiração e respeito. Lá, participei de muitos cursos e aperfeiçoei meus conhecimentos em controle de pragas. É claro que continuo a dizer que sabemos apenas uma pequena parte, já que existem milhões de pragas. Aprendemos mais sobre elas todos os dias. 

Nas palestras, costumo enfatizar que, para ter êxito no combate às pragas, é importante quase que se transformar nelas. Por exemplo: se eu fosse uma praga, onde iria me abrigar? E para comer? O que iria fazer? Ou seja, é importante as pessoas imaginem como as pragas pensam, se é que pensam! Esse é um grande passo para o êxito, tanto quanto utilizar produtos de qualidade. Outro fator importante que considero como diferencial é saber realizar uma auditoria apontando as não conformidades e as sugestões de melhoria. O cliente aprecia muito, pois é a parceria propriamente dita. “Jogar veneno”, como se diz, é muito fácil. O difícil é aplicar nos locais certos, da maneira certa, com os produtos certos, com os equipamentos certos, etc.

4. Como a Inset Clean é referência em sua área de atuação?

Tendo ótimas referências. Ao meu ver, são várias. A ética nos negócios é importante para que o cliente adquira confiança necessária na parceria. Meio ambiente, muito importante. Antes do início do trabalho, temos que ver o meio ambiente para não agredi-lo, porque fazemos parte dele, temos que respeitá-lo para continuarmos a sobreviver. E, sim, precisamos combater as pragas, mas não destruindo a natureza ou aquilo que não é praga alvo. O bem-estar do contratante é imprescindível quando nós realizamos o trabalho de controle de pragas. É preciso avaliar os locais antes de executar o trabalho para que  possamos fazê-lo com qualidade e sem riscos. 

5. A prevenção e a manutenção de residências e prédios comerciais livres das pragas são a essência da Inset Clean. Como ela realiza os serviços para garantir os melhores resultados?

Nós, da Inset Clean, sabemos que é necessária a prevenção de pragas em quaisquer locais, seja nas indústrias, nos comércios, nas residências, nas escolas, nas igrejas, nos restaurantes, bares, hospitais, farmácias, entre outros. 

Porém, infelizmente, alguns estabelecimentos só realizam o processo de dedetização quando a lei determina e esquecem que, fazendo o controle de pragas, podem ajudar na prevenção de doenças e de prejuízos financeiros, já que as pragas destróem produtos e prejudicam a empresa. No caso de roedores, eles roem cabos elétricos. As pragas podem também afetar a imagem da empresa. 

Por isso, é vital que haja controle de pragas em todos os locais que estejamos presentes.  

6. Como o senhor imaginou a empresa naquela época e como a vê hoje?

Eu costumo dizer que todo começo é muito difícil, por mais conhecimento que tenhamos. A falta de confiança dos visitados, dos contratantes ou das pessoas que queremos fazer parceria é muito grande. Enquanto uma empresa que tem nome dá dez passos para conquistar o cliente, uma empresa iniciante tem que dar mil passos, imagino dessa forma. Mas digo que fico contente com as dificuldades encontradas, já que essas dificuldades serviram para o aprendizado, para chegar até aqui. Estamos a cada dia aprendendo mais. 

Agradeço primeiramente a Deus, depois minha família, especialmente meus filhos, Débora e Christian, que dentro de suas habilidades têm contribuído muito com novas ideias, coragem para ultrapassar barreiras e fazer acontecer.  Sem eles, provavelmente, não estaríamos nesse patamar de sucesso.

Agradeço também os colaboradores que têm nos ajudado nessa caminhada e também não posso deixar de agradecer aos clientes (parceiros), que acreditaram e continuam acreditando na Inset Clean. 

Gostou de saber um pouco mais da nossa história? Compartilhe com outras pessoas que também gostariam de conhecer nossa jornada e nossos diferenciais. A Inset Clean atua no controle e na prevenção de pragas urbanas. Visite nosso site e conheça os serviços oferecidos para proteger sua casa, apartamento ou empresa.

COMPARTILHE!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email