Desinsetização, sanitização e higienização: conheça mais sobre essas práticas e saibam quais são leis para condomínios

Administrar um condomínio não é tarefa fácil, não é mesmo? Além da manutenção e atividades corriqueiras, existem leis a serem seguidas e boas práticas de segurança do ambiente que não podem ficar de fora. Por isso, viemos falar um pouco mais sobre a desinsetização, sanitização e higienização dos reservatórios de água em condomínios, tirando todas as dúvidas sobre esses serviços e o que é lei e o que não é.                                         

Desinsetização

O que é?

Também conhecida como dedetização, apesar desse termo não ser o correto(saiba o porquê aqui), atualmente não há uma legislação que obrigue que a desinsetização seja feita, porém em um ambiente onde há grande rotatividade de pessoas e pets, essas pragas representam um risco a saúde de todos, por isso é importante que se realize um controle com desinsetização nas áreas comuns.

A desinsetização pode trazer algum risco à saúde dos moradores e animais domésticos? 

Muito pelo contrário, o que traz risco à saúde é não realizar a desinsetização. Mas lembre-se de sempre procurar empresas idôneas e transparentes tanto em como o serviço é realizado como que tipo de agentes químicos utilizam. 

Aqui na  Inset Clean, somos regulamentados pela Vigilância Sanitária e Conselho Regional de Química, além de utilizarmos apenas produtos que sejam eficazes contra as pragas e não contra a sua saúde. 

Qual a periodicidade  para fazer a desinsetização em condomínios? 

A Anvisa recomenda que seja feita mensalmente, mas por conta dos gastos com a contratação dos serviços, existe um consenso no mercado de que o serviço deve ser renovado de 6 em 6 meses.

Mas claro que há fatores que precisam ser levados em consideração, como a realidade do condomínio. Por exemplo, condomínios muito próximos à mata ou terrenos baldios precisam ficar mais atentos pois tem mais chances de serem invadidos por pragas urbanas. 

Quais as pragas mais comuns de aparecerem em condomínios?

Quais as pragas mais comuns de aparecerem em condomínios?

Para conhecer mais sobre as pragas, clique aqui

  [ foto de desinsetização ]

 Sanitização 

A sanitização, que antigamente era um serviço mais utilizado em hospitais e clínicas de saúde, vêm ganhando notoriedade e entrando nos radares dos administradores de condomínios especialmente por ser mais uma forma de proteção contra o novo coronavírus. 

O que é? 

Além de auxiliar no combate ao novo coronavírus, a sanitização ajuda na prevenção de sintomas de outras doenças respiratórias como rinite, por exemplo. Pois propicia um ar mais puro e livre de bactérias, já que esse serviço busca eliminar germes, bactérias, vírus e microrganismos das superfícies. 

Onde ela pode ser realizada? 

A sanitização pode ser realizada em todas as áreas comuns dos condomínios – e caso haja interesse, dentro das residências também -, como parques, quadras, salões de festas, halls e elevadores, já que não faz mal a saúde e nem necessita que a área fique inutilizada por muito tempo, apenas durante a aplicação. 

É lei?

Apesar de não haver uma legislação que obrigue a realização de sanitização em condomínios ela vêm se mostrando importante, já que esses ambientes podem se tornar foco de infecção por vírus respiratórios por terem grande circulação de pessoas nas áreas comuns e a sanitização se mostra como um reforço para a segurança desses ambientes. Mas lembre-se os outros cuidados, como uso de máscaras e álcool em gel ainda precisam ser mantidos. 

Para saber tudo sobre como a sanitização é feita e entender como ela age, clique aqui. 

Caixa d'água

Higienização de reservatórios e caixa d´água

Como síndico, essa sempre é uma questão importante para estar por dentro, pois a água que consumimos diariamente, seja para banho ou na alimentação precisa ser livre de impurezas para evitar problemas maiores como contaminações e até risco de morte. 

De quem é a responsabilidade pela limpeza e manutenção de reservatórios e caixas d’água? É lei?

A limpeza e manutenção das caixas d’água e reservatórios é sim responsabilidade do condomínio e nesse caso há uma lei específica (nº 10.540/02)  sobre a obrigatoriedade que também observa que a  manutenção deve ser feita a cada seis meses.

Quais são as principais doenças que podem ser transmitidas pela água?

São muitas as doenças que podem ser transmitidas caso a limpeza da caixa d’água e reservatórios não seja feita adequadamente, como hepatite A e leptospirose. 

Além da dengue, zika e chikungunya que são transmitidas pelo mosquito aedes aegypti que se proliferam na água. Por isso, além da higienização ser obrigatória, a empresa que você irá contratar precisa ser profissional. 

Para saber mais sobre a importância da limpeza dos reservatórios, clique aqui.

Como saber se a água do meu condomínio está própria para consumo?

Você pode fazer um teste de potabilidade, que é uma análise clínica em um laboratório especializado e também observar a água. Por exemplo, se ela estiver turva, marrom ou microorganismos que são vistos a olho nu, ela pode estar contaminada. 

Quais as vantagens de realizar a higienização do reservatório? 

Realizando a higienização sempre nos prazos previstos, o reservatório do seu condomínio estará livre de sujeiras que podem se acumular com o tempo, desinfectado de bactérias e além de prevenir contra doenças, também estará prevenido de entupimentos que podem ser causados por sujidades, te poupando de uma dor de cabeça maior no futuro.

Agora que você já sabe o que é lei e todas as informações sobre essas práticas que promulgam o bem estar entre os moradores e/ou trabalhadores do seu condomínio, é hora de contratar uma empresa especializada e que tenha como objetivo o mais importante: o bem estar das pessoas e animais. 

Solicite um orçamento com a Inset Clean para saber como trabalhamos para manter a família e patrimônio seguros. 

Nossas informações foram úteis para você? Aproveite para compartilhar com outras pessoas. A Inset Clean atua na desinfecção e higienização de caixas d’água e reservatórios. Visite nosso site e conheça os serviços oferecidos para proteger sua casa, apartamento ou empresa.

COMPARTILHE!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email